alu

A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de contextos de exclusão social ou com aptidão para aí trabalharem, com o objetivo de desenvolverem as suas capacidades pessoais, de modo a melhor poderem vir a intervir nesses contextos, desenvolvendo ou integrando projetos de inovação e empreendedorismo social ao serviço da comunidade.

Continuar...

ISU

A Incubadora Social Ubuntu pretende ajudar a transformar ideias inovadoras em projetos de empreendedorismo social que estejam em sintonia com o espírito Ubuntu, através (1) da capacitação/formação para o empreendedorismo social, (2) bem como a disponibilização de recursos físicos e materiais necessários e formação na filosofia Ubuntu. Para isso, mantém uma permanente aposta na criação de um espírito de entreajuda e confiança, envolvendo os elementos que, diariamente, se encontram no espaço, numa lógica de coworking e partilha. Visa desenvolver atividades intensivas de formação de empreendedores sociais, com base nas metodologias de elaboração de projetos utilizadas nas Academias Ubuntu realizadas, bem como consolidar o modelo de acompanhamento aos que se encontram em incubação.

ugn

Rede mundial de organizações que utilizam a filosofia Ubuntu como inspiração para o seu trabalho. Foi criada em 2014 por iniciativa da Academia Ubuntu com o objetivo de contribuir para a transformação da sociedade através de atividades, ações e projetos que trabalhem com pessoas nas suas comunidades.

ub

A metodologia Ubuntu serve para sustentar a intervenção precoce no espaço da Escola B. M. Arnaldo Louro de Almeida (Bairro do Rêgo), envolvendo as crianças, as suas famílias e toda a comunidade educativa, mas também os jovens, numa dinâmica de formação para a liderança servidora que se empenhe na construção de um futuro para o Bairro.

vu

O Vidas Ubuntu é um projeto promovido pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV) e foi vencedor do Programa Cidadania Ativa em 2014. A segunda edição deste projeto foi lançada em setembro de 2016.

O Vidas Ubuntu é uma iniciativa que visa a promoção e defesa dos direitos humanos, através do desenvolvimento de um programa de estruturação e apresentação, na primeira pessoa, de histórias de vida através da metodologia do personal storytelling.

O projeto pretende desenvolver um processo de consciencialização, de recuperação de memórias, de génese de sentido, de integração positiva de tudo o que foi vivido e de valorização da identidade. A apresentação do resultado final é feita, de forma voluntária, em formato digital (digital storytelling) ao grupo de participantes e convidados, num evento especialmente organizado para o efeito.

O Vidas Ubuntu é inspirado na filosofia Ubuntu ("Eu sou porque tu és") que o IPAV tem desenvolvido em Portugal através da Academia Ubuntu, e que promove uma cultura de acolhimento, respeito, entreajuda, partilha, comunidade, cuidado, confiança e generosidade.

aur

Projeto de inclusão social através do desporto (rugby), numa zona suburbana de Lisboa, com a inspiração da filosofia Ubuntu.