alu

A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de contextos de exclusão social ou com aptidão para aí trabalharem, com o objetivo de desenvolverem as suas capacidades pessoais, de modo a melhor poderem vir a intervir nesses contextos, desenvolvendo ou integrando projetos de inovação e empreendedorismo social ao serviço da comunidade.

A 4ª edição beneficia da experiência e aprendizagem alcançadas com a 1ª edição (2010/12), a 2ª edição (2013/2014) e a 3ª edição (2015/2016). A 4ª edição, destina-se a 50 jovens, entre os 18 e os 35 anos, selecionados a partir de candidaturas apresentadas por instituições de carácter local, regional ou nacional, provenientes de todo o território continental, que possam identificar os perfis definidos para participar na Academia de Líderes Ubuntu.

Com um ciclo de formação com a duração de um ano, seguindo uma metodologia de educação não-formal, a Academia Ubuntu proporcionará aos participantes, 10 seminários temáticos, residenciais, com a duração de um fim-de-semana.

Os seminários temáticos abordarão grandes figuras de referência de uma visão Ubuntu, como Nelson Mandela, Martin Luther King, Desmond Tutu, Mahatma Gandhi e Aung San Suu Kyi, Madre Teresa de Calcutá, Aristides de Sousa Mendes e com eles serão também abordados temas como a liderança, comunicação, autoconhecimento, negociação/mediação, entre outros. Filmes, workshops, visitas, convidados especiais, experiências e conferências serão utilizados como ferramentas de formação.