alu

A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de contextos de exclusão social ou com aptidão para aí trabalharem, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento do seu potencial, capacitando-os para a intervenção adequada e eficaz nesses mesmos contextos.

A 6ª edição beneficia da experiência e aprendizagem alcançadas com as edições anteriores iniciadas em 2010. Esta 6ª edição, destina-se a 65 jovens, entre os 18 e os 35 anos, selecionados a partir de candidaturas apresentadas por instituições de carácter local, regional ou nacional, provenientes de todo o território continental, que possam identificar jovens com os perfis definidos para participar na Academia de Líderes Ubuntu.

Com um ciclo de formação com a duração de seis meses, seguindo uma metodologia de educação não-formal, a Academia de Líderes Ubuntu proporcionará aos participantes, 6 seminários temáticos, residenciais, com a duração de um fim-de-semana.

Os seminários temáticos abordarão grandes figuras de referência de uma visão Ubuntu, como Nelson Mandela, Martin Luther King, Desmond Tutu, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e Aristides de Sousa Mendes e, desenvolvendo os pilares do Método Ubuntu que são o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço. Filmes, dinâmicas, visitas, convidados especiais, experiências e conferências serão utilizados como ferramentas de formação.