pontes2

DESTINATÁRIOS

A Academia de Líderes Ubuntu destina-se a jovens com elevado potencial de liderança, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, residentes em Portugal Continental.

Será dada preferência a jovens que evidenciem vocação para a liderança em projetos concretos em que se encontrem envolvidos, comprovada pela instituição proponente através da carta de motivação e da carta de recomendação da instituição.

CANDIDATURAS

Os participantes da Academia de Líderes Ubuntu serão selecionados a partir de candidaturas espontâneas, que tenham o apoio (carta de recomendação) de uma instituição (Escolas, IPSS, Associações sociais, culturais ou desportivas, Projetos Escolhas, Juntas de Freguesia, Clubes).

A apresentação da candidatura deverá ser feita pelo candidato até dia 15 de março de 2017, através de:
(Devido ao volume de pré-inscrições registado, as candidaturas à Academia de Líderes Ubuntu irão manter-se abertas até ao dia 24 de março de 2017)

1) preenchimento do formulário de pré-inscrição on-line em www.pontesubuntu.org

2) em resposta será recebido um email com indicações para concluir a candidatura que implica o envio:  

› uma carta de apresentação do candidato (enviada em resposta ao email)
› uma carta de recomendação da instituição apoiante (digitalizada e enviada em resposta ao email)
› uma fotografia tipo passe ou equivalente(enviada em resposta ao email)

Para dúvidas, o IPAV pode ser contactado através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número de telefone 967884722.

Disponibilizamos duas cartas exemplo, uma de motivação e outra de recomendação, para poderem ser utilizadas caso os candidatos e/ou as instituições assim o entendam:

-> Exemplo de Carta de Motivação
-> Exemplo de Carta de Recomendação

PROCESSO DE SELEÇÃO

Após a análise das candidaturas, os candidatos pré-selecionados serão contactados para uma entrevista, processo após o qual se definirá o universo final de participantes efetivos.

PARCEIROS

O Projeto Pontes Ubuntu é possível graças ao Alto Comissariado para as Migrações, à Câmara Municipal de Lisboa, à Fundação Montepio e à Fundação Calouste Gulbenkian.

AVALIAÇÃO DO PROJETO

A Academia terá a decorrer uma avaliação interna de cada sessão. Será também acompanhada por um processo de avaliação de impacto.

DOCUMENTO DE COMPROMISSO

Após a seleção, cada participante subscreverá um Compromisso, onde confirma a sua vontade de integrar e de se comprometer com a Academia de Líderes Ubuntu, observando todas as disposições do presente regulamento.

FUNCIONAMENTO

As atividades da Academia decorrerão entre março de 2017 e janeiro de 2018.
A Academia organizará 10 fins de semana residenciais temáticos obrigatórios e um facultativo.

FALTAS

Cada participante só poderá dar uma falta justificada.

AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES

A avaliação de cada participante será realizada pela equipa de coordenação com o apoio dos animadores e terá como critérios:
a) intervenções ao longo das atividades da Academia de Líderes Ubuntu;
b) realização das atividades de preparação propostas (como leituras, etc.)
c) assiduidade e pontualidade;
d) contributos espontâneos;
e) relacionamento com o restante grupo;

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

A Academia de Líderes Ubuntu atribuirá um certificado de participação no final do programa de formação, a todos os participantes que tenham cumprido as etapas da Academia.