vu

O Vidas Ubuntu é um projeto promovido pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV) e foi vencedor do Programa Cidadania Ativa em 2014. A segunda edição deste projeto foi lançada em setembro de 2016.

O Vidas Ubuntu é uma iniciativa que visa a promoção e defesa dos direitos humanos, através do desenvolvimento de um programa de estruturação e apresentação, na primeira pessoa, de histórias de vida através da metodologia do personal storytelling.

O projeto pretende desenvolver um processo de consciencialização, de recuperação de memórias, de génese de sentido, de integração positiva de tudo o que foi vivido e de valorização da identidade. A apresentação do resultado final é feita, de forma voluntária, em formato digital (digital storytelling) ao grupo de participantes e convidados, num evento especialmente organizado para o efeito.

O Vidas Ubuntu é inspirado na filosofia Ubuntu ("Eu sou porque tu és") que o IPAV tem desenvolvido em Portugal através da Academia Ubuntu, e que promove uma cultura de acolhimento, respeito, entreajuda, partilha, comunidade, cuidado, confiança e generosidade.